quarta-feira, dezembro 20

Saúde

A Educação sempre foi, na minha opinião, o pilar, a base de sustentação de uma sociedade.
É através da educação que as pessoas tem acesso a inúmeros recusos. Atráves de uma boa educação elas podem entrar para uma boa faculdade, conseguir um bom trabalho, e essas coisas que todo mundo fala que conseguimos atráves de uma boa educação.
Mas o que muitos, oao que me precem, não lembram é que uma boa educação não vem necessariamente de uma escola, não vem apenas de um porção de livros didáticos. Não quero jamais dizer que escola não se faz necessaria, mas que uma escola apenas não dá educação. Dá conhecimento.
O fim da semana passada, pegando ainda o inicio dessa semana, o jornal O Globo trouxe uma série de matérias falando do descaso com o serviço público de saúde, usando como exemplo o Hospital Miguel Couto. O contexto da matéria não é nenhuma novidade. Todos sabemos, ou temos alguma informação, sobre as péssimas condições dos hospitas públicos. Foi apenas mais uma máteria nesse sentido.
Atráves de algumas amigas médicas escuto histórias chocantes sobre o que se passa nesses hospitas. E não falo de gente morrendo pelos corredores, de idosos maltrados, de má assistência aos pacientes... Falo de pacientes atendidos que reclamam de dor de cabeça, de adolescente grávidas e de crianças com larvas de inseos na cabeça.
É aí que minha teoria entra. Deixo claro que não quero tirar do Estado a culpa da situação dos hospitais, mas, uma educação básica sobre saúde, noções de saneamento basico, de como se contrae determinadas doeças, não ajudaria a desinchar os hospitais superlotados?
Imagine para um medico todo dia receber pelo menos uma 3 crianças que reclamam de dor de cabeça, com dor de barriga porque não come as mínimas necessarias três refeições diarias. Alguém vai falar que isso é no posto de saúde e tal... mas que seja no posto de saúde. Ai alguém vai falar que a mãe nao tem dinheiro para comprar comida... Aí eu mudo o meu exemplo.
E a criança que tem piolho, provevelmente não toma banho a uma semana e de tanto coçar a ceberça, fez-se feridas e nas feridas juntou-se larvas de moscas? Não tem dinheiro para tomar banho?

Me encurtando, educação e consciencia não fariam que as pessaos jogassem lixo nas aguas os corregos, tivessem noções de saneamento básico, as pessoas poderiam tomar atitudes higienicas sem precisar esperar pelo o Estado e assim evita problemas basicos de saúde, e quem sabe, esvasiar emergências dos hospitais.

Mas isso é só uma teoria, pouco desenvolvida, por uma pessoa que tem pouco conhecimento sobre o que se é feito na área de saúde ou sobre educação em áreas carentes....

mas fico pensando se isso seria possivel e tal... seria bom.

despois vou escrever mais sobre isso.

terça-feira, dezembro 5

Better Person

Ás vezes a gente tem que engolir o orgulho e fazer o papel da "better person".

E acredito que sou capaz de ser essa pessoa.